quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Unhas fortes e saudáveis !!!

Nós sempre estamos de olho nas unhas, tanto é que quando colocamos um esmalte diferente ela não sai do nosso foco do olhar.
As unhas são muito importantes para a nossa aparência, mas será que damos os devidos cuidados a elas?
Aqui segue algumas dicas para manter as unhas sempre hidratadas e bonitas:
* Beba água , pois as unhas precisam ser hidratadas como qualquer outra parte do corpo e a falta de água ocasiona ressecamento e unhas quebradiças;
* Mantenha uma dieta rica em  vitaminas A, C, B12 cálcio, ácido fólico, zinco e proteínas. Todos esses nutrientes são essenciais para o organismo e alterações nas unhas pode ser o primeiro sinal de carência desses alimentos.
*Sempre que a sua unha estiver fraca ou ressecada, ou nos climas mais secos, aplique uma base para fortalecer e evitar que as unhas quebrem.
*Evite usar as suas unhas como ferramentas. Elas não foram feitas para abrir embalagens, raspar, pinçar ou qualquer outra atividade desse tipo.
* Use luvas sempre que for ficar comas as unhas submersas em água ou em contato com detergentes ou outros produtos químicos.
* Se você tem o costume de “puxar a pelinha” mantenha sempre um alicate de unhas à mão para evitar cair em tentação.
*Massagear as mãos ativa a circulação e favorece também o crescimento das unhas.

É importante dar um intervalo para que as unhas respirem sem esmalte, um dia só já é suficiente , portanto retire seu esmalte um dia antes de ir à manicure para que suas unhas cresçam fortes e saudáveis.

Como é a unha normal?

A unha normal é transparente, lisa, suave, permanecendo colada ao seu leito e apresentando crescimento contínuo.
As unhas crescem, em média, 3 milímetros por mês, mas isso pode variar bastante. As unhas das mãos demoram, em média, de 4 a 6 meses para crescer da base até a ponta; e as dos pés, de 6 a 12 meses. As unhas dos homens crescem mais rápido do que as das mulheres (exceto na gravidez, quando as unhas crescem mais). É bom lembrar que existem variações individuais, relacionadas à raça, idade, ambiente, ocupação, etc.
Diversas alterações na cor, aparência, superfície e crescimento podem significar problemas internos.

Quais alterações das unhas devem ser observadas?

Na maioria dos casos, a presença de unhas fracas, quebradiças ou que descolam na sua parte distal ocorre por manipulação excessiva, como o uso demasiado de esmaltes, fortalecedores contendo formol, microtraumatismo em unhas (por exemplo: unhas de digitadoras).
O tratamento geralmente é simples. Podem ser usadas cápsulas de gelatina, ferro, solução fortalecedora como o casco de cavalo (que contém substâncias endurecedoras), hidratantes com uréia e silicone e banhos de silicone (que formam uma película protegendo temporariamente a lâmina ungueal).

Quais as alterações das unhas que devem ser examinadas por um dermatologista pois podem estar presentes em doenças sistêmicas?

Anemia: unhas quebradiças, secas, opacas, com vários sulcos transversais, formato côncavo da unha (coiloniquia), descolamento distal (onicólise).
Doenças cardíacas: unhas curvadas para baixo, alargadas, coloração arroxeada e pontos arroxeados.
Doenças renais: engrossamento das unhas, coloração amarelada ou cinzenta, linhas transversais e esbranquiçadas, unha metade marrom, metade clara.
Doenças hepáticas: na cirrose estão presentes as chamadas “Unhas de Terry”- de cor esbranquiçada na parte proximal e coloração normal na parte distal, unha pálida, amarelada, arredondamento e aumento da unha.
Doenças gastrointestinais: unhas doloridas, frágeis e que se descolam da parte distal ou descamam. Presença de pontos hemorrágicos.
Diabetes: unhas grossas, avermelhadas e com visualização de vasos na pele. É comum a presença de micoses, engrossamento e endurecimento das pontas dos dedos.
Hipertireoidismo: afinamento e enfraquecimento das unhas, descolamento da parte distal e abaulamento.
Hipotireoidismo: unhas opacas e grossas.
Lúpus eritematoso: manchas brancas na unha, depressões puntiformes e descolamento da parte distal da unha. Hemorragia da cutícula.
Reumatismo: unhas amareladas, com sulcos transversais, lúnula (mancha esbranquiçada e semilunar presente na base da unha) avermelhada e engrossamento sob a unha.
Leucemia: unha quebradiça, hiperqueratose (engrossamento) ou perda total da unha.
AIDS: é frequente o acometimento da unha por infecções causadas por fungos, cândida, vírus e herpes e também a presença do sarcoma de Kaposi (tumor vascular) na unha.

Outras alterações que devem ser avaliadas:

Unheiro: é o edema da cutícula. Pode ser causado por cândida (em pessoas que mexem muito com água ou umidade) ou por bactéria (geralmente após um traumatismo, como tirar a cutícula).

Micoses: a mais característica é a unha que vai ficando porosa, descolando e formando uma massa por baixo. É importante salientar que não é pega só em pedicure, como muitos pensam. Homens que nunca vão à pedicure são os mais acometidos. A causa é o fungo que existe no ar agravado pela predisposição familiar, diabetes, suor excessivo nos pés e uso contínuo de sapatos fechados. Microtraumatismos vão descolar a unha e facilitar a umidade debaixo dela, onde o fungo se acomodará. Existem atualmente antifúngicos orais muito eficientes. No caso de micose inicial, cortar bem a unha e usar antifúngicos locais.

Unhas encravadas: são defeitos constitucionais, em que a unha se encurva muito e entra dentro da carne, incomodando muito o paciente. É agravada com a idade e o corte errôneo da unha. Deve-se preventivamente cortar a unha reta, evitar sapatos apertados e evitar tirar muito a cutícula nos cantos. Em casos mais intensos recorre-se à cirurgia, que tira a matriz da unha responsável pelo seu crescimento naquele canto.

Quais alterações nutricionais podem alterar o aspecto das unhas?

Deficiência de vitamina A: unha com aspecto de casca de ovo, esbranquiçada e quebradiça.
Deficiência de vitamina B12: linhas longitudinais escurecidas, cor azul enegrecida.
Deficiência de vitamina C: hemorragia subungueal, com a presença de pontos avermelhados no leito ungueal.
Deficiência de zinco: coloração acinzentada, cutícula seca e engrossada, descamação intensa ao redor das unhas, linhas transversais bem acentuadas.
Deficiência de nicotinamida – vitamina B3 (pelagra - doença dos alcoólatras): linhas transversais esbranquiçadas, ausência de brilho e descolamento da parte distal da unha.

Quais os medicamentos que causam alterações no leito ungueal?

Minociclina: cor azulada nas unhas.
Tetraciclina: cor marrom e descolamento distal.
Anticonvulsivantes: diminuição do tamanho das unhas.
Antidepressivos: unhas com manchas brancas.
Retinóides: afinamento das unhas, pontos brancos.

É temos que cuidar das unhas, pois não basta um esmalte bonito, as unhas devem sempre estar saudáveis para garantir o sucesso das nossas mãozinhas !!!
Fontes:
Informações médicas: www.abc.med.br/unhas

" Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e incorrigível. Quem o conhecerá?. ( Jeremias 17:9)"

11 comentários:

  1. Adorei a dica , Si sempre vale saber como melhorar as unhas.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Si, ñ sabia que água faz bem para as unhas, tô bege vou ter tomar litros por dia, quem sabe minha unha não arrasa?

    ResponderExcluir
  3. Informações á favor da beleza são sempre bem vondas.
    Bjos e sucesso

    ResponderExcluir
  4. Bom saber que as unhas podem mostrar problemas no organismo.
    Valeu as dicas...
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. É Bruninha a água é muito importante para nossa saúde e para nossas unhas também!!
    Bjinhus
    Si

    ResponderExcluir
  6. Preciso deixar minhas unhas uns dias sem esmalte pra ver se melhora, pq sempre me falam isso mas nunca faço.

    ResponderExcluir
  7. É Si nossos sapatinhos fechados acabam com nossas unhas mesmo .

    ResponderExcluir
  8. Verdade Nay,
    por isso que devemos cuidar para quando quisermos desfilar de sandália e esmalte pink, tudo estar OK .
    KKKKKKK
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Boas dicas,Unha linda, vc's são D+ =]

    ResponderExcluir
  10. Olá querida!!
    Parabéns pelo seu blog, adoreiii tudo...
    sucesso pra você, e já estou seguindo!!
    beijoss
    Letícia Carla

    www.divinoesmalte.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...